O que a literatura tem a oferecer ao mundo corporativo?

“Ser ou não ser: eis a questão”. Será que nós entendemos de verdade o significado dessa frase de Shakespeare? Afinal, hoje, mais do que nunca, a grande preocupação é o “fazer”. “Fazer X ou Y: eis a questão”, dizemos muitas vezes no trabalho.

Acontece, porém, que essa frase é justamente dita por um Hamlet prestes a decidir se vai ou não fazer uma coisa. E é esta a nossa principal dificuldade para compreender a frase: o mundo corporativo, com sua ênfase excessiva na objetividade, perdeu de vista a ligação entre as nossas ações e o nosso ser. E as consequências disso vão muito além dos danos à saúde mental… Quando esquecemos das verdades fundamentais da condição humana – a empatia, a tristeza, a dor, a alegria… –, trilhamos o caminho da desumanização. E é muito difícil sair dele depois de um tempo.

É aí que entra a grande literatura. O nosso professor convidado Rafael Ruiz falou da importância do conhecimento trazido pela literatura na sua palestra: Literatura como forma de Conhecimento no Mundo Corporativo. Nela, ele tratou do que a grande ficção tem a ensinar a líderes e tomadores de decisão:

  • A literatura é um laboratório da experiência humana: nela, aprendemos dos mestres as lições que a vida nos ensinaria de uma maneira muito mais severa.
  • A literatura nos desperta: a estesia, a experiência de uma grande obra, é justamente o contrário da anestesia, do torpor causado pela pressão do mundo corporativo.
  • A literatura nos transporta para outra realidade, a realidade da ficção, que não é um universo de mentiras, mas um mundo em que diversos tipos e situações humanas se nos apresentam para nos ensinar a ver o nosso mundo com outra perspectiva.
  • A literatura desfaz alguns mitos da modernidade: será que uma pessoa pode deixar sua subjetividade totalmente de lado no trabalho? Será que a pressão exercida por métricas supostamente objetivas não ajuda a causar um colapso na vida de líderes e colaboradores?

Assista acima a palestra completa!

O programa Ética & Literatura do CEHDI explora todo o potencial humanizador da literatura utilizando uma metodologia própria, desenvolvida ao longo de 20 anos.