
Programa Ética & Literatura
Momo e o Senhor do Tempo
Michael Ende
Michael Ende
Próximas discussões:
- 29 de agosto de 2026
- 12 de setembro de 2026
- 26 de setembro de 2026
Das 9h30 às 11h formato encontros híbridos.
Professor Convidado: Rafael Ruiz
Sobre o Livro
Em 2010, na Alemanha, Byung-Chul Han publicou A Sociedade do cansaço. O filósofo coreano alertava como a sociedade contemporânea estava se tornando uma sociedade de “alto desempenho” e “máxima performance”, onde as pessoas obrigavam-se a estarem sempre produzindo, de maneira que a sua “performance” atingisse níveis cada vez mais altos de “demandas” e “entregas” até o ponto do esgotamento físico e psíquico.
Em 1973, na mesma Alemanha, Michel Ende publicava Momo e o Senhor do tempo. Um romance de ficção e fantasia onde uma menina, vinda não se sabe bem de onde, tinha todo o tempo do mundo para ouvir as pessoas: suas preocupações, suas angústias, seus sonhos, seus medos. E ouvia-as um a um, uma a uma, como se não tivesse nenhuma outra coisa a fazer.
Num dos seus últimos livros, Byung-Chul Han alertava para a necessidade da atenção, se ainda quisermos preservar a nossa humanidade e o melhor de nós mesmos.
Poder ler e discutir Momo é poder repensar questões essenciais da nossa existência: o tempo, a escuta, a atenção, o que importa, o que não importa, as relações, as demandas… Em definitiva, é poder repensar o que queremos e o que podemos fazer com nossas vidas numa sociedade que cada vez mais e com mais insistência empenha-se em olhar para o tempo e para as nossas relações apenas a partir de um ponto de vista excessivamente performático.
A Odisseia, de Homero, é uma das narrativas mais influentes e duradouras da tradição literária ocidental. O relato do retorno de Ulisses a Ítaca, após longos anos de guerra e errância, ultrapassa os limites da epopeia antiga para se tornar um símbolo universal da busca humana por identidade, sentido e reencontro com o lar.

Rafael Ruiz
Professor convidado
Professor convidado
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto de História da América da Universidade Federal de São Paulo.
O programa Ética & Literatura promove a reflexão de questões essenciais da existência humana através da leitura compartilhada de livros clássicos da história da literatura universal.
A experiência estética da literatura é um meio privilegiado para despertar uma visão mais ampla do humano e de sua complexidade inerente que diz respeito a todos nós. Temas como os dilemas da razão, a busca pela verdade, as paixões, o desejo de glória e poder e a transitoriedade da vida são exemplos de temáticas que permeiam essa jornada de autoconhecimento.
O método tem demonstrado seus benefícios também na formação de líderes e sua crucial tarefa de tomada de decisões.
Quer saber mais?
Por favor, preencha com seus dados que entraremos em contato.
Se preferir, entre em contato diretamente com a coordenadora do programa:
Elisabete Gomide
Coordenadora de Admissões
Sessões do Programa
1.
Histórias de Leitura
Cada participante irá contar o que mais impactou na leitura da obra e o que gostaria de discutir.
2.
Itinerário de Discussão
A sessão é iniciada com a recordação dos principais pontos compartilhados nas Histórias de Leitura para, em seguida, se começar a discutir os pontos de maior interesse.
3.
Histórias de Convivência
Cada participante expõe para o grupo a sua reflexão sobre todo o processo e a relevância que teve para si mesmo.
