A literatura como ferramenta de humanização nas empresas – um estudo científico

O International Journal Business & Marketing publicou um estudo sobre a literatura como ferramenta de humanização no ambiente corporativo. Os autores foram Alexandre Seraphim, Diretor Geral da Adium, e o professor convidado do CEHDI, Dante Gallian.

Intitulado “Humanização no Ambiente Corporativo: A Experiência do Laboratório de Leitura na Natura”, o texto estuda o potencial da metodologia do Laboratório de Leitura como promotora de humanização no ambiente corporativo através do caso de uma série de encontros para a discussão de livros clássicos ocorridos na unidade da Natura em Cajamar. As obras escolhidas foram: A morte de Ivan Ilitch, de Tolstói, O sonho de um homem ridículo, de Dostoiévski, e O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.

Foram 17 encontros ao longo de três semestres, com a participação voluntária de 38 colaboradores.

Os autores do estudo, por meio da observação e da entrevista com os participantes, concluem que a leitura, sobretudo dos clássicos, é um instrumento indispensável para a humanização, ou seja, para trazer à tona aquilo que nos torna verdadeiramente humanos. As grandes obras transcendem tempo e cultura e permitem “a expansão do ser” nas suas três dimensões: afeto, vontade e inteligência. Essa expansão é indispensável para um líder frente aos desafios do mundo corporativo hoje: a leitura e reflexão permite enxergar a realidade pelos olhos do outro e a partir de outros ponto de vista, muitas vezes ofuscados pelo ambiente “frio” das empresas.

Acesse aqui o artigo completo no International Journal Business & Marketing:

https://www.ijbmkt.org/ijbmkt/article/view/261/185

 

Usando a metodologia descrita no artigo, iremos realizar um Programa com o livro “O Velho e o Mar” coordenado pelo professor Dante. Saiba mais sobre o programa: