Conferência ONLINE Aberta

Cansaço Moral ou Cansaço Existencial

Sabemos dar um sentido para as nossas vidas?

Professor Rafael Ruiz

Sexta-feira, 15 de agosto
das 8h30 às 9h15

Nos últimos tempos, tem sido recorrente ouvir comentários de que um certo cansaço moral toma conta dos líderes das empresas. Ele se manifesta principalmente quando esses líderes percebem que a maior parte dos seus esforços para construir uma liderança pautada por critérios e parâmetros éticos dificilmente são implementados.

Da frustação, surge naturalmente a pergunta: há saída para esse tipo de cansaço? Sem dúvida que sim, mas talvez essa resposta não resolva a questão.

Porque o verdadeiro problema não parece estar em saber se haverá ou não saídas, mas em identificar qual é a origem desse cansaço. Ele não é apenas moral: é existencial. É um problema “de partida” e não de “chegada”. O problema não é saber aonde queremos chegar enquanto líderes mais ou menos éticos ou responsáveis: é perguntar-nos se sabemos ou não dar um sentido para as nossas vidas.

Parafraseando Lewis Carroll em seu Alice no País das Maravilhas, enquanto não soubermos qual é o sentido da nossa existência, qualquer caminho acabará cansando.

Data: Sexta-feira, 15 de agosto
Horário: 8h30 às 9h15
ONLINE

rafael-ruiz-quadrado

Rafael Ruiz
Professor convidado do CEHDI

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto de História da América da Universidade Federal de São Paulo.

Inscrições encerradas

Inscreva-se para receber o link do Zoom: