Seis livros fundamentais para compreender a natureza humana

Em uma entrevista concedida ao jornalista Carlos Alberto Di Franco, o nosso professor convidado Dante Gallian recomendou seis livros que considera fundamentais para quem deseja compreender a natureza humana e, assim, ser capaz de se humanizar e de humanizar os outros. Cada um deles, à sua maneira, convida-nos a refletir sobre quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

A Odisseia

A Odisseia é um dos pilares da literatura ocidental e trata de questões essenciais do ser humano já na sua premissa, afinal essa obra-prima narra a jornada de um homem que deseja voltar para casa. Quem não deseja voltar para casa? Quem não deseja voltar ao lugar em que é reconhecido, aceito e amado? Para chegar ao seu lar, Odisseu (ou Ulisses) enfrenta inúmeros perigos – alguns infligidos por forças maiores do que ele, outros causados por seus próprios erros – , entre eles a sedução da imortalidade, mas opta por sua humanidade.

A Divina Comédia

A Divina Comédia de Dante Alighieri, pode não ser uma leitura fácil, mas vale muito o esforço. Nela, guiado pelo poeta romano Virgílio, o autor narra uma viagem que explora ao mesmo tempo o mundo espiritual e a natureza humana. Dos abismos do Inferno, passando pela expiação das culpas no Purgatório, até as possibilidades do Paraíso, a Divina Comédia é um livro completo que nos oferece uma jornada rica e transformadora.

Dom Quixote de la Mancha

Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, é uma obra fabulosa e profundamente humanizadora. Dostoiévski disse que, se fosse exilado para uma ilha deserta e pudesse levar apenas dois livros, escolheria a Bíblia e Dom Quixote. Muito ao contrário do que se pensa, o livro fala sobre o poder humanizador da leitura e da literatura, demonstrando como elas podem trazer à tona o que temos de melhor.

Hamlet

A peça Hamlet, de William Shakespeare, é fundamental para entender o momento atual. Shakespeare coloca a grande questão: “Ser ou não ser?” Ele nos ensina que essa pergunta não é apenas filosófica, mas prática. O que nos define não é o que pensamos, mas o que fazemos. Hamlet explora a profundidade da ação humana e suas consequências.

Grande Sertão: Veredas

Um grande livro brasileiro que fala sobre a travessia e a jornada do autoconhecimento. O sertão, descrito por Rosa, não é apenas a paisagem nordestina ou mineira: é também o sertão árido de nossa alma, com seus remansos e seus espinhos.

Os Irmãos Karamazov

“O bem e o mal vivem dentro do homem, e o campo de batalha é o coração humano”. Dostoiévski captura a essência da experiência humana como nenhum outro escritor, e Os Irmãos Karamazov é um tratado profundo sobre a alma humana. Ao narrar a história de uma família e os conflitos entre pai e filhos, o livro parece narrar a história de cada um de nós.